VALENTINA * LOXY

sexta-feira, agosto 30, 2002

Dois filmes bem diferentes e um só tema: fotografia.

Os Olhos de Laura Mars (The Eyes of Laura Mars) 1978 direção de Irvin Kershnei.
Os Olhos de Laura Mars é um ótimo filme para quem não gosta de cinema de qualidade.
Uma fotografa de moda paranormal que consegue ver através das lentes de sua máquina bizarros assassinatos. Já não bastasse o estranho enredo o filme conta com a desastrosa participação da chatíssima Faye Dunaway. Ela simplesmente não convence, não consegue segurar a máquina direito e mantém a mesma expressão no rosto do início ao fim do filme. Todas as fotografias mostradas no filme são do genial fotografo alemão Helmut Newton.

Testemunha Ocular (Public Eye) 1992 direção de Howard Franklin.
Maravilhoso filme baseado na vida do fotojornalista Weegee.
O ano era 1945, o sol estava brilhando sobre Nova York. A maioria das pessoas estava justamente se preparando para a noite. Isto é se elas estiverem planejando sair a noite pela cidade. Nova York era um lugar cheio de clubs noturnos e after hours. Esses eram os reais eventos sociais: muito jazz e café.
Até este ponto da história Nova York era bem notória por essas atividades.
Onde as multidões estavam, lá estavam os assassinatos.
Onde estavam os assassinatos, era aonde você poderia encontrar Weegee. Ele era o único “shutterbug” capaz de chegar na cena do crime antes dos policiais. Ele foi o melhor fotografo policial que Nova York já teve.
Não se posso esquecer de mencionar a maravilhosa atuação de Joe Pesci, sensível e nada caricato ele parece realmente ter encarnado Weegee.