VALENTINA * LOXY

quarta-feira, setembro 11, 2002

September 11
Agora todo ano será assim, uma avalanche de patriotismo Norte Americano invadirá nossos jornais e televisões a cada 11 de setembro. Veremos novamente as cenas dos aviões chocando-se com as torres, em ângulos diferentes e imagens inéditas, e calados assistiremos mais uma vez os americanos homenagearem seus mortos.
Todos heróis, os bombeiros, os mortos, os voluntários. Sim, os americanos são incríveis. Incríveis, limitados, egocêntricos e vergonhosamente covardes. Conseguiram transformar a tragédia em um belo show de patriotismo, um show muito comovente.
George W Bush o questionável texano passou de vilão a bandido. Atacou o Afeganistão, destruiu a cidade e sua vingança foi chamada de "Guerra contra os Terroristas", transformou a vingança e o ódio do país ferido em uma causa nobre. O próximo alvo, o Iraque, velho inimigo.
A causa dos ataques: o orgulho ferido, a sede de vingança e a necessidade de auto-afirmação. Os americanos querem mostrar ao mundo quem realmente manda. A justificativa não seria outra senão o altruísmo norte americano, preocupado com a paz e a harmonia mundial. A máscara do herói não pode cair.
Segue abaixo um texto retirado do site www.globo.com.

WASHINGTON - O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela fez nesta quarta-feira um dos mais duros ataques à política externa da Casa Branca e aos planos dos EUA de atacar o regime de Saddam Hussein no Iraque. Mandela, um dos estadistas mais respeitados do mundo, afirmou que a intervenção americana no Oriente Médio é uma 'ameaça à paz mundial'. Em entrevista à revista americana 'Newsweek', Mandela voltou a exortar o governo americano à não lançar um ataque ao Iraque, acusando o presidente George W. Bush de tentar agradar as indústrias de armas e petróleo dos EUA.
'Se você olhar esses assuntos, vai chegar à conclusão de que a atitude dos EUA é uma ameaça à paz mundial. É claramente uma decisão motivada pelo desejo de George W. Bush de agradar as indústrias de armas e petróleo dos EUA', disse ele em referência aos planos de ataque ao Iraque.
Mandela disse também que não existem provas contra o Iraque na questão de armas de destruição em massa. 'Não sabemos que o Iraque tenha armas de destruição de massa. O que sei é que Israel tem e ninguém fala nada sobre isso', completou.
Cheney - Em um dos momentos mais veementes da entrevista, Mandela, de 84 anos, chamou alguns dos assessorem de Bush de 'dinossauros'. De acordo com o sul-africano, Cheney é responsável pela posição 'nada moderna' de Bush. Mandela fez ainda questão de dizer que só tem respeito por Colin Powell.
Ele lembrou que o apoio dos EUA ao golpe que levou ao poder o xá Reza Pahlevi ao governo do Irã, em 1953, terminou deflagrando a Revolução Islâmica liderada pelo aiatolá Ali Ruhollah Khomeini em 1979. O ex-presidente sul-africano lembrou ainda na entrevista que os EUA apoiaram os mujahideen (guerreiros sagrados) na luta contra a União Soviética no Afeganistão na década de 80 - entre eles o terrorista Osama bin Laden. Além disso, Mandela acusou os EUA a recusar agir com as Nações Unidas depois que a retirada soviética do país levou à subida do Talibã.